Blog petista diz que se chapa Ciro/Haddad vencer a eleição vão “libertar Lula”

COMPARTILHAR

Sociedade – O Blog Cidadania escreveu sobre o futuro de Lula caso uma chapa Ciro Gomes e Fernando Haddad vençam as eleições presidenciais desse ano. Leia:

“A imprensa está dando conta de um possível entendimento político que causa arrepios em grande parte da esquerda e em toda a direita, da menos à mais bestial. Trata-se de conversas preliminares que estão ocorrendo entre Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) com o possível beneplácito do ex-presidente Lula, quem, recentemente, manifestou desejo de conversar com Ciro Gomes.

À esquerda, pesa contra esse entendimento a antipatia que Ciro Gomes causou ao não se solidarizar com Lula como a militância petista e grande parte dos dirigentes do PT gostariam e a imagem “coxinha” e pouco combativa de Fernando Haddad…

Mas é na preocupação extrema que esse entendimento causa na direita que reside a necessidade de a esquerda refletir melhor e com responsabilidade. A direita sabe que uma chapa com Ciro e Haddad ou Haddad e Ciro pode tirar o país da rota fascista e desfazer todas as desgraças geradas pelo golpe de 2016.

A situação é extrema. A Justiça encarcerou Lula por “perigo de gol”, mantém o ex-presidente incomunicável e sendo torturado em uma solitária com chuveiro elétrico. O objetivo é claro: causar problemas de saúde físicos e mentais no ex-presidente e impedir que articule politicamente com seus aliados, como se tal prática medieval fosse legal e constitucional.

Além disso, os golpistas planejam piorar ainda mais as condições sociais no Brasil exterminando de vez os direitos trabalhistas e vendendo tudo o que resta do patrimônio público, além de implantarem um Estado policial que perseguirá adversários políticos e movimentos sociais e sindicais.

Isso pelo lado da centro-direita neoliberal, representada por Geraldo Alckmin ou até por Joaquim Barbosa, do partido da justiça.

Mas pode ser ainda pior. A hipótese de vitória de Bolsonaro joga o Brasil em um poço sem fundo. Um político virulento, processado por racismo, defensor de armar a população brasileira indiscriminadamente para que cada um saia por aí atirando em quem julgar “bandido”…

Na economia e na gestão pública, Bolsonaro iria pensar no que fazer na hora em que o problema se apresentasse. Ou algum espertalhão se tornaria primeiro-ministro e o cretino se tornaria uma espécie de rainha da Inglaterra de boca suja.

Particularmente, o Blog da Cidadania tem resistências quanto a Ciro Gomes por sua verborragia incontrolável e por sua falta de solidariedade a Lula e ao PT. Sobre Fernando Haddad, talvez fosse um pouco “coxinha” demais para uma situação como a que se apresenta.

Sobre Ciro e Haddad, porém, é possível perguntar se a união de um político incandescente com um político morno não produziria a temperatura política ideal para uma aliança que, se vingasse, poderia desfazer toda essa desgraceira gerada pelo golpe e, de quebra, libertar Lula.

Não sei se seria o ideal, mas sei que as alternativas a esses dois pode ser um governo que mate o povo de fome com um ultraliberalismo alucinado ou que coloque o país em uma guerra civil ou em uma ditadura militar… Ou, talvez, em ambas.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Coloque seu nome aqui